Lançada em 2020, a lancha R300 do estaleiro paulista Rossini possui um casco assinado pelo renomado projetista norte-americano Donald Aronow. Esta lancha offshore de 9,65 metros de comprimento chama a atenção pelo design diferenciado, e é a maior entre os concorrentes da mesma faixa de preço. E por falar em valores, a lancha R300, completa como no Raio-X, gira em torno de R$ 390 mil, já com motorização de fábrica.
Projetada com foco na boa navegação, conta com centro de gravidade baixo, casco longo e esguio. O desenho de casco com “v” profundo da proa até o espelho de popa e baixo peso, visam um consumo de combustível mais baixo e melhor navegabilidade. O ângulo agudo ainda proporciona uma navegação macia e confortável mesmo nos dias de mar agitado. Todo o design da lancha favorece sua aerodinâmica: desde os parabrisas inclinados, até a targa voltada para a frente e as saídas de ar laterais.
A popa tem 1,40m de comprimento e reserva um ótimo espaço para confraternização com um banco estofado de dois lugares voltado para trás. No chão, dois paióis acomodam pequenos objetos pessoais e também a âncora e cabos. Nessa mesma área, uma plataforma gourmet pode ser colocada para dar suporte à churrasqueira coberta. Escada de popa, cunhos nas laterais, chave geral e chuveiro de popa completam os itens necessários para uma boa embarcação.
Passando ao cockpit na entrada a boreste, uma cristaleira é acomodada na lateral. O banco da popa pode ter o encosto inclinado e transformado em solário e se une ao sofá em U que cerca a mesa central – com porta-objetos e porta-copos. Ao todo, 10 pessoas podem aproveitar todo esse espaço durante o dia. A targa é de 1,95m, deixando a área bem ventilada e confortável para convivência. Ainda nesse espaço, uma pia, lixeira e uma tábua de serviço dão suporte aos navegantes. Paióis estão disponíveis embaixo de todos assentos, inclusive com área exclusiva para um grande cooler.
A proa tem um grande solário estofado que acompanha o V acentuado do casco. Porta-copos e pega-mãos nas duas laterais dão apoio e segurança aos passageiros. Quase na ponta, uma gaiuta leva luz natural para dentro da cabine e, mais a frente, um paiol de âncora e o guincho elétrico equipam a embarcação.
A entrada da cabine conta com uma porta de material fumê, para trazer mais privacidade ao interior. O pé-direito de 1,50m é uma boa altura para uma offshore, e oferece conforto para o ambiente, que conta com duas camas em uma grande área estofada. Há espaço ainda para acomodar um micro-ondas e outros itens de eletrodomésticos que sejam necessários. Ventiladores de teto auxiliam na ventilação do ambiente. Janelas laterais compõem a luz do local em conjunto às luzes artificiais. Um porta-objetos dividindo as camas conta com um carregador sem fio e mais duas saídas USB. O banheiro é completo, iluminado e bem organizado, oferecendo diversos nichos para objetos, além das funcionalidades de um chuveirinho de água doce, pia e do vaso sanitário. Para pernoite, a R300 recebe confortavelmente 3 pessoas.
A casa de máquinas encontra-se embaixo do solário de popa, com acesso muito fácil. O espaço é bem organizado e amplo, podendo receber ainda mais itens e até acomodar objetos, como a churrasqueira. Esta embarcação está equipada com um motor de 300hp 6.2 Mercruiser, mas pode chegar a até 520HP. A R300 tem as baterias e o tanque de combustível em lugares separados da casa de máquinas, para isolamento.
O posto de comando conta com um confortável assento, que pode ser levantado para se pilotar em pé. Um degrau oferece apoio para os pés e dá mais segurança para a navegação. No painel, um porta-luvas embaixo do volante e outros diversos porta-objetos oferecem espaço para itens pessoais. Um extintor de incêndio fica bem à mão, embaixo do painel, para fácil acesso. A área dos mostradores e GPS tem uma boa angulação e é nivelada. Há ainda mais espaço para outros instrumentos de navegação. À esquerda, o rádio e o som. À direita do volante, botoeiras, acelerador e chave de ignição.
A R300 supera todas as expectativas na navegação. Uma lancha de fácil manuseio e resposta rápida, que enfrenta ondas e marolas com classe, aterrizando de forma suave. Até nas curvas mais fechadas, a embarcação deita com segurança e firmeza, sem perder o prumo. As medições foram de 4,0 segundos de planeio, velocidade máxima de 40 nós, e de 0 a 15 nós em 4,63 segundos, e de 0 a 25 em 7,47 segundos.
Veja agora o teste da R300 com Marcio Ishihara, direto de Guarujá-SP para o Raio-x Bombarco:
Dados do Raio-X da Rossini R300
Local: Guarujá – SP
Pessoas na embarcação: 2
Escala Beaufort: 5
Combustível total/teste: 300/200 litros
Total água total/teste: 160/100 litros
EMBARCAÇÃO
Fabricante: Rossini
Modelo: R300
Motorização: 1x 300hp
Rabeta: Bravo 3
Peso do Casco: 1800kg
MEDIÇÕES
0 à 15 nós em: 4,63s
0 à 25 nós em: 7,47s
Velocidade Máxima: 40 nós
Tempo de planeio: 4,0 segundos
CRUZEIRO ECONÔMICO
Velocidade: 22 nós
RPM: 3400
Consumo: 37 l/h
Autonomia: 8 horas
Ficha técnica
Comprimento: 9.15m
Calado leve: 0,5m
Boca: 2,35
Peso do casco: 1800kg
Tanque de combustível: 330L
Tanque de água: 150L
Homologada para 10 pessoas/dia e 3 pessoas/pernoite
Motorização: motor de 220hp à 520hp centro-rabeta
Mais informações: www.lanchasrossini.com.br
Redação: Equipe Bombarco